Notícias

postada em 08/11/2016

FUG-RS participa do 9º Congresso Nacional da Fundação Ulysses Guimarães em Brasília

Durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, a FUG/RS participou do 9º Congresso da Fundação Ulysses Guimarães, realizado em Brasília. Além de prestar contas do ano de 2016, o presidente João Alberto Machado apresentou os projetos que serão realizados em 2017. Além do presidente, representaram a filial gaúcha o diretor Clóvis Andre, o coordenador de Formação Política da FUG-RS, Marco Rosa, e o presidente da Associação dos Vereadores do PMDB/RS, Guto Scherer.

No primeiro dia de atividades (7), painéis com os núcleos do PMDB foram o destaque nos debates. 

No painel da juventude, intitulado de "O PMDB da juventude na construção do Brasil", o presidente da JPMDB/RS, Roberto Fantinel, foi quem representou o Rio Grande do Sul. Além de debater sobre ações de conscientização da juventude na nova política e a defesa das politicas de inclusão da juventude feitas pelo presidente Michel Temer, entrou em discussão programas que visam o protagonismo juvenil. 

No painel do Núcleo Feminino com o tema "Equidade de Gênero", contou com a participação da presidente do PMDB Mulher/RS, Regina Perondi, o foco foi a importância da participação feminina nos diretórios, executivas e chapas majoritárias. Também  foi debatida a lei de reserva de vagas e sua importância, demonstrando a necessidade de ações conjuntas entre o PMDB e a FUG.

Durante o painel do PMDB Afro, o diretor da FUG/RS, Clóvis André, defendeu as iniciativas de combate à discriminação. “Estamos elaborando um programa que percorrerá todo o Brasil para fomentar e difundir ações dentro e fora do Partido para o enfrentamento do racismo, através de políticas públicas”, afirma. 

O quarto painel possuia como tema "O  valor do trabalho na sociedade atual” com os representantes sindicais. O presidente do PMDB Sindical e da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto,  observou que é chegado o momento de, efetivamente, o Brasil voltar aos trilhos do desenvolvimento.

 

Presidentes das Filiais se reúnem para reunião com Secretário de Gestão 

Ainda no dia 7 de novembro, o Secretário-Executivo de Gestão, Francisco Donato, reuniu-se com os presidentes de filiais estaduais para debater temas importantes para a gestão das filiais, além de incentivar a parceria com entidades educacionais de todos os níveis na busca pela informação sobre os princípios éticos de Ulysses Guimarães.

Na oportunidade, a FUG-RS recebeu o troféu "Centenário de Ulysses Guimarães", pela Formação Política ao longo de 2016. Segundo o presidente João Alberto Machado, o trabalho só obteve sucesso pela dedicação e desprendimento dos dirigentes, colaboradores e mediadores da filial.

 

Abertura ofical do Congresso 

Na manhã do dia 8 de novembro, a solenidade oficial de abertura do 9º Congresso Nacional da Fundação Ulysses Guimarães contou com pronunciamento do presidente da FUG Nacional, Moreira Franco, do vice-presidente da FUG e Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, além do deputado federal, Lelo Coimbra, do Secretário Executivo da FUG, Francisco Donato, da Secretária Nacional das Mulheres, Fátima Pelaes, e do Secretário Nacional de Juventude, Bruno Júlio. 

O presidente Moreira Franco destacou a importância da participação da militância do PMDB na luta contra a crise atual. Já o ministro Eliseu Padilha declarou que a reforma será dura, mas não haverá perda de direitos. Padilha ainda pondeirou informando que caso as reformas não sejam feitas agora, o orçamento da União será consumido inteiramente pela previdência em 2024. 

O deputado federal do Rio Grande do Sul, Darcísio Perondi, palestrou sobre a PEC 241, que propõe limitar as despesas primárias da União a partir de 2017. Segundo Perondi, o objetivo é conter esse aumento que cresceu 6% acima da inflação entre 2008 e 2015. 

 

Mesa redonda com coordenadores estaduais e regionais

Representantes de todos as filiais da FUG se reuniram na tarde do dia 8 de novembro para promover uma avaliação das ações de 2016 e o planejamento dos projetos para 2017. Durante a apresentação dos resultados do RIo Grande do Sul, o presidente João Alberto Machado mencionou as 169 em 103 municípios somente neste ano.  Além disso, destacou o número de 5692 alunos matriculados, sendo "Eleições Municipais: Saber para Vencer", o carro-chefe da formação. Outro destaque do RS foi o projeto Circuito Pensando do Futuro, que dialogou com mais de mil universitários em dez edições do evento.

 

Lançamento do livro do PMDB

Durante o último dia de congresso, os representantes da filial do Rio Grande do Sul participaram do lançamento oficial do livro em comemoração aos 50 anos do PMDB. Durante o encontro do presidente João Alberto Machado  com o ministro Eliseu Padilha, ele aproveitou para confirmar sua presença no 1º Ciclo de Debates com Prefeitos do PMDB/RS, que ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, em Porto Alegre.

Encerrando o evento, as delegações estaduais visitaram a exposição do Centenário de Ulysses, localizado no Museu do Congresso.