Notícias

postada em 28/07/2015

#FormaçãoPolítica: Faça parte desta revolução silenciosa

O Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães não para de espalhar conhecimento pelos quatro cantos do Brasil. Com mais de 200 mil alunos certificados na modalidade de ensino semipresencial, a #FundUlysses realiza uma revolução silenciosa por todo o País.

No Rio Grande do Sul não é diferente. No primeiro semestre de 2015, a FUG RS já certificou mais de 1 mil estudantes em diversos municípios, nos cursos de Dicção e Oratória, Formação Política para a Juventude, Agentes de Cidadania Comunitária, além de capacitação de mediadores e seminários sobre formação política.

Quer ser um agente transformador? Então faça já a sua matrícula em um de nossos cursos de formação! Acesse o link: http://bit.ly/1AkvjFh

Conheça nossos cursos

Politicas Públicas de Gênero

 O Curso de Políticas Públicas de Gênero pode ser realizado de forma independente, ou como complemento de qualquer um dos cursos integrantes do Programa EAD. Para tratar sobre as Políticas Públicas de Gênero, o conteúdo revê parte da história das mulheres no Brasil e avalia conceitos como empoderamento, igualdade e equidade de gênero. Além disso, desmembra temáticas como violência contra as mulheres, saúde, direitos sexuais e reprodutivos e mercado de trabalho.

Formação Política para a Juventude

A Formação Política para a Juventude nasceu do anseio da própria militância jovem em debater o passado, o presente e o futuro tendo como fio condutor, temáticas ousadas. Das teorias políticas clássica, moderna e contemporânea aos problemas vivenciados pela juventude rural. Dos conceitos de poder e cidadania à realidade da juventude negra. Do que pensavam os filósofos contratualistas ao que pensa a juventude brasileira.

Este curso encontra-se dividido em dois módulos (eixo), sendo que o primeiro apresenta a base sobre os conceitos política, poder, democracia e cidadania. A etapa seguinte trata sobre a realidade vivida pela juventude, sobre os movimentos sociais, as políticas públicas, a liderança e o Estatuto da Juventude.

Dicção e Oratória

O curso Dicção e Oratória, Comunicação de alto impacto visa desenvolver competências necessárias para que indivíduo fale em público e esteja preparado para as possíveis situações em que um orador poderá se deparar. Algumas pessoas falam muito e dizem pouco, outras falam pouco, mas dizem muito. Um orador corre o risco de se enrolar no próprio discurso e perder o rumo da fala.

O curso apresenta técnicas para a elaboração de um bom discurso, que como uma boa refeição precisa ser balanceada para nutrir a fome de saberes com seus conteúdos. Deve compor inteligência e leveza com alento

Formação de Agentes de Cidadania Comunitária

A Formação de Agentes de Cidadania Comunitária reúne doutores e mestres ligados a Universidade do Rio Grande do Sul e a Universidade de Brasília, sob a coordenação do Mestre Eduardo Corsetti. Tem por objetivo suscitar o debate e o amadurecimento de uma postura de cidadão ativo nas comunidades, visando incentivar uma intervenção cívica dos cidadãos orientada por valores como justiça, igualdade, tolerância e solidariedade. Seu enfoque é capacitar os cidadãos para a participação nos diversos movimentos sociais, especialmente para o pleno exercício da democracia participativa nos conselhos municipais e nos demais espaços criados pela legislação vigente para o exercício da democracia participativa, primando pela garantia dos direitos de cidadania e de inclusão social.

Gestores Públicos Municipais

O curso para Gestores Públicos Municipais, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal, está dividido em três módulos: Módulo Básico (ou Módulo I) – Noções Gerais de Administração Pública; Módulo II – Competências e atuações do Poder Legislativo e Módulo III – Competências e atuações do Poder Executivo. Proporciona a atualização e o aperfeiçoamento dos gestores dos poderes Legislativo e Executivo, desenvolvendo competências necessárias ao desempenho de suas funções governativas, e ainda para todo o cidadão que tenha interesse em entender a mecânica das administrações públicas municipais, para o pleno exercício da cidadania. 

Curso Básico de Formação Política

O curso Básico de Formação Política Ulysses Guimarães realizado em parceria com o IPOL, Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília, trata-se de uma formação de líderes, apresentando conteúdo histórico e teórico da política, da democracia brasileira, de marketing, e da liderança política, objetivando preparar o cidadão para a construção de uma nação soberana capaz de contribuir para a consolidação do regime democrático, pluralista e socialmente justo, onde a riqueza criada seja instrumento do bem-estar de todos.

Eleição Municipais: Saber para Vencer

O Eleições Municipais: saber para vencer é o primeiro curso desenvolvido pela Fundação Ulysses Guimarães para ser realizado integralmente a distância, isto é, sem encontros presenciais. A nova modalidade virtual está sendo repensada para adequar-se às necessidades pedagógicas que a Educação a Distância requer. Neste novo modelo, as aulas serão elaboradas de forma a proporcionar uma aprendizagem mais autônima, interativa e contemporânea.

Essa nova realidade de interação virtual em diversificados segmentos, unida à necessidade de qualificação dos quadros partidários que pretendem concorrer nas eleições municipais de 2016, motiva a Fundação a lançar, em 2015, o curso Eleições Municipais: saber para vencer, que estará à disposição de todos em outubro deste ano.