Notícias

postada em 04/05/2016

Rigotto desafia Jovens na Faculdade Monteiro Lobato

O auditório da Faculdade Monteiro Lobato (Fato) ficou lotado, na noite desta quarta-feira (04.05), para palestra com o ex-governador Germano Rigotto que abordou o tema “Os desafios da juventude e a nova política”, dentro do projeto Circuito Pensando o Futuro, parceria da Fundação Ulysses Guimarães RS com a União Estadual dos Estudantes (UEE).

Participaram da mesa do evento Fabio Kucera, presidente da UEE, Wellinsom Boeira da Costa, presidente do DCE e Giulia Jaeger  coordenadora institucional da Fato, além de Charlis Santos (FUG/RS). Kucera observou que a iniciativa pretende questionar o atual modelo de vida para se encontrar novos rumos na política.

Rigotto traçou um breve histórico do processo eleitoral brasileiro para explicar a origem de características sociais como a corrupção e os desmandos de entes públicos. Lembrou que também a economia brasileira tem aspectos que são únicos e acabam por interferir na ação política.

O atual sistema político que elege representantes ao Congresso pela representação proporcional é questionado pelo ex-governador que defende o voto distrital e o parlamentarismo. “Mas com a atual estrutura eleitoral, e sem uma reforma tributária, isso é apenas um sonho”, assinala Rigotto.