Notícias

postada em 09/04/2016

Mulheres empoderadas em Viamão

Em mais uma parceria com o PMDB Mulher, a Fundação Ulysses Guimarães do RS compareceu na manhã deste sábado (09) no Café com Mulheres em Viamão. De acordo com o  diretor Clóvis André Silva, no processo de discussão da política de gênero fomentar a participação é essencial. "Só assim teremos a garantia da evolução do debate", garantiu.

A vice-presidente do PMDB Mulher da cidade, Gilda Corrêa, mencionou a importância do diálogo entre mulheres a respeito da violência doméstica uma vez que toda a família sofre com a situação. “Todo núcleo é atingido, em especial, as crianças. Elas crescem com o sentimento de menos valia e, na vida adulta, acabam apresentando problemas psíquicos em virtude disso”, relatou.

A mesa do evento foi composta pela cientista social Anna Paula Bennech, psicóloga Jussara Lemos Evangelista, professora Ruth D´Amorim e a psicóloga Magali Mônaco, representando o PMDB Mulher Estadual.

A cientista política Anna Paula Bennech  abriu o debate com o histórico da constituição do papel social da mulher e da objetificação do corpo feminino. Tratou ainda sobre a percepção da mulher enquanto objeto e propriedade e como essas construções afetam a visão da mulher sobre si e seu papel na sociedade, desequilibrando as relações sociais e humanas. “A sororidade é um elemento crucial para avançar no combate à violência contra a mulher”, observou. Lembrou que Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo. “É irmandade entre mulheres, é o exercício da alteridade, é saber que o nosso sentimento feminino é o mesmo. Por isso, o amor é a chave da mudança”, assinalou.

Sobre violência à mulher, a professora Ruth D`Amorim trouxe a importância da lei Maria da Penha na garantia dos direitos sociais da mulher. “É uma lei jovem, por isso, precisa ser debatida e divulgada para ser reafirmada.” A violência de Gênero vem sendo discutida em muitos países, inclusive no Brasil e a Maria da Penha é nosso instrumento de segurança para não silenciarmos nossas dores.

A psicóloga Jussara Evangelista abordou o serviço de atendimento às mulheres em situação de violência no município. Detalhou alguns aspectos do seu cotidiano. A plateia fez perguntas sobre o atendimento na cidade.

Já a vice-presidente do PMDB Mulher estadual Magali Mônaco fez questão de destacar que o também o agressor precisa ser cuidado para que toda a família vítima de agressão seja tratada. Na sequência, ela observou que a sociedade se constitui a partir da troca no coletivo. “Eu tenho de conhecer o outro e este tem de me conhecer. Só assim avançamos porque ninguém faz nada sozinho.”

O encontro contou ainda com a presença de Jair Mesquita, representante do PMDB de Viamão. Ele lembrou que a construção da não violência está na formação de conceitos desde a infância.