Notícias

postada em 06/04/2016

Porto Alegre promove debate sobre os Desafios da Mulher

Atualmente, muitos são os debates voltados para o empoderamento feminino. Pensando em ajudar a construir o discurso de igualdade entre gêneros, a Juventude do PMDB de Porto Alegre, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, promoveu na última segunda-feira, 4, o seminário “Desafios da Mulher”. As palestrantes da noite foram a professora Jussara Reis Prá e Anna Paula Bennech.

Segundo Anna Paula Bennech, as mulheres feministas lutam diariamente pelo empoderamento e pela liberdade feminina. “É uma luta árdua, onde buscamos construir cotidianamente relações construtivas e de Sororidade com outras mulheres. O feminismo é uma teoria da igualdade e busca a emancipação das mulheres e dos homens do machismo”, explica. Já a professora Jussara Reis Prá falou sobre a relação das mulheres com as lutas sociais. 

Para o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, João Alberto Machado, o debate sobre o empoderamento feminino é necessário. “Igualdade de gênero não deveria ser um debate, mas sim uma realidade. Por isso, a Fundação Ulysses Guimarães apoia o debate aberto e construtivo como o de hoje”, afirma.

 

A busca pelos direitos iguais

Uma das organizadoras do encontro foi a diretora de eventos da Juventude de Porto Alegre, Rayane Kozeniewski, que falou sobre a luta feminista. “Chegamos à conclusão que a luta pela igualdade é vivida diariamente e que temos que nos unir, homens e mulheres, para combater a os preconceitos vividos. Agradecemos as palestrantes Prof Jussara Prá e Anna Paula Bennech pelo ótimo debate, e ao Presidente da FUG, João Alberto”, finaliza

De acordo com a vice-presidente do PMDB Mulher de Porto Alegre, Deise Silveira, através das falas das palestrastes Jussara Reis Prá e Anna Paula Bennech foi possível compreender os direitos já conquistados pelas mulheres. "Também compreendemos o que ainda há para ser construído como, por exemplo, igualdade de gênero e o respeito, pois a mulher ainda sofre muito com assédios físicos e psicológicos. Agradecemos as palestrantes pelo debate qualificado, ao Presidente da FUG RS pela parceria e ao público presente que com seus questionamentos enriqueceram o debate", ressalta.